NOTÍCIAS

15-02-2016
Entender e Escolher os Discos de Travão
Os discos de travão são elementos automóveis sujeitos a condições extremas. Conforme a potência de um veículo, maior ou menor é a importância de um sistema de travagem e de uns discos de travão operacionais para garantir uma boa travagem. Importa reter que a potência ao travar deve ser sempre superior à potência da travagem e quanto maior a velocidade do veículo, maior a sua energia cinética.
Podendo suportar temperaturas até aos 850 °C e uma potência de travagem na ordem dos 500 cv, os discos de travão são fabricados em materiais extremamente resistentes e cada vez mais leves. Embora o disco de travão padrão seja ainda em ferro, cobre e/ou zinco, o aço com um elevado teor em carbono e a cerâmica têm vindo a ser cada vez mais utilizados, especialmente nos modelos topo de gama de algumas das maiores marcas mundiais, como a Ferrari ou a Porsche.
Funções dos discos de travão
A dissipação de calor é uma das principais funções de um disco de travão. E por isso é comum encontrar-se discos de travão ventilados, isto é, perfurados para aumentar a passagem e a circulação do ar e, consequentemente, a sua capacidade de arrefecer os elementos envolvidos na travagem. Estes discos oferecem maior resistência à fadiga, principalmente em travagens exigentes. Por outro lado, a progressividade dos discos travões permite dosear a travagem praticamente sem perdas de potência.
Tipos de discos de travão
O principal tipo de disco de travão é o ventilado. Este caracteriza-se por uma furação radial (ao meio do disco) que permite a melhor circulação do ar e arrefecimento dos “elementos quentes do sistema de travagem”. A maior parte das viaturas novas vem de fábrica equipada com este tipo de disco, nomeadamente nos pneus da frente.
Por outro lado, existem dois grandes subtipos de discos de travão: os ranhurados que possuem entalhes à superfície (ou riscos) e os perfurados com furação distribuída pela superfície. No entanto, no mercado, é possível encontrar diversas combinações com características específicas. Isto é, discos de travão simultaneamente ranhurados e perfurados.
Os discos travões ventilados vêm em várias medidas e furações, normalmente em kits de uma ou duas peças e com pinças de 8 ou 4 pistões. Excelentes para todos os tipos de condução, incluindo desportiva, têm um ótimo desempenho na estrada.
Os discos perfurados são perfeitos para uma condução mais agressiva. A passagem maximizada do ar, dos gases e dos detritos produzidos durante o atrito garante a limpeza constante da superfície de contacto, bem como um bom arrefecimento. São ideais para o inverno ou regiões de elevada precipitação.
Custos e durabilidade
Em termos de preços de discos de travões, os valores variam bastante consoante o material de fabrico, o tipo de disco e modelo de carro. No caso dos discos ventilados, é possível encontrar produtos de qualidade comprovada entre os 75 e os 250 euros (com IVA incluído). Se optar pela durabilidade, considere um disco de travão com ranhuras em vez de um perfurado, já que este último tende a durar menos tempo.
Homologação
Para poderem ser utilizados para circulação em estradas públicas, os discos de travão devem estar homologados de acordo com a Diretiva Europeia 98/12/CE. Independentemente do preço, esta homologação é um indicador de que está a comprar um produto de qualidade.
Na hora de decidir que discos de travão comprar, fica aqui a dica: um bom material mais uma boa ventilação equivale a temperaturas de travagem mais baixas, ou seja, a uma travagem melhor e bem mais segura.
fonte: www.euromaster.pt