NOTÍCIAS

09-06-2015
Quando deve mudar a correia de distribuição?
Sabe quantas vezes deve ser trocada a correia distribuição do seu carro? Sabe como funciona e tem noção da sua importância para o bom funcionamento do motor do seu automóvel e dos riscos que existem, caso este componente não se encontre em perfeito estado? Damos uma série de conselhos que respondem a estas perguntas, explicando a diferença entre carros com correia de borracha e veículos com corrente de distribuição em metal. Começamos pelo final. Antes de mais, é preciso saber se o carro tem corrente ou correia de distribuição.
Que diferenças existem e como posso saber? Até há alguns anos, era usual os carros utilizarem corrente de distribuição. Desde os modelos mais simples aos de luxo e até carros desportivos, quase todos a utilizavam. Mas, no final dos anos oitenta do século XX, muitos fabricantes começaram a apostar em correias de distribuição, por serem mais leves e menos ruidosas do que as de metal.
Trazem benefícios, mas também inconvenientes. Porque, enquanto as correntes de metal são praticamente livres de manutenção, a correia de distribuição tem que ser mudada, devido à deterioração da borracha, que é causada pelo desgaste ao longo dos quilómetros e dos anos. Não existe uma data exata para mudar a correia de distribuição e cada fabricante de automóveis tem uma regra própria, consoante o tipo de carro e de motor. Há veículos em que tem que ser trocada rigorosamente a cada 20 mil km, noutros isso pode acontecer aos 80 mil quilómetros ou até mais.
Em primeiro lugar deve verificar no manual de instruções do seu carro se utiliza corrente ou correia de distribuição. Se utilizar a última, deverá confirmar então quando é necessário mudar a correia distribuição. Depois de saber isso, pode calcular quanto tempo falta até que seja necessário substitui-la. Mas tenha em mente que, se mesmo que o veículo não tenha ainda chegado à quilometragem determinada pelo fabricante, este componente também se deteriora ao longo do tempo.
Mas afinal, qual é a função da correia de distribuição?
Esta peça é essencial porque sincroniza as diferentes partes mecânicas móveis de um motor de combustão. Daí que seja importante ter consciência de que, se correia de distribuição partir, as consequências para o motor são nefastas, porque o mais certo é os componentes colidirem entre si e partirem-se.
De qualquer modo, se não ficou esclarecido ou continua com dúvidas se deve ou quando deve mudar a correia de distribuição, dirija-se a um dos centros Vasil Pneus (Benavente ou Marinhais). Aí, para os nossos especialistas poderão aconselhá-lo.
fonte: www.euromaster.pt/blog/mudar-correia-de-distribuicao
fonte: www.euromaster.pt/blog/mudar-correia-de-distribuicao