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03-05-2016
Perguntas Frequentes Sobre o Óleo de Motor
Em termos gerais, qualquer pessoa sabe o que é o óleo de motor e que este serve para lubrificar os elementos metálicos do motor e dos sistemas associados. Mas há muito mais! A lista a seguir reúne algumas perguntas e dúvidas frequentes que assolam ou assolarão, mais tarde ou mais cedo, qualquer condutor ou proprietário de um veículo automóvel, especialmente quando se aproxima a hora de fazer a mudança do óleo.
Desde o significado das siglas e especificações, ao nível de viscosidade e à diferença entre um óleo 5w40 e um óleo 10w40, encontrará certamente as respostas que procura.
Quando substituir o óleo do motor?
O óleo do motor do seu carro deve ser substituído conforme as indicações do fabricante do veículo. Quanto mais antigo este for, menor o intervalo de tempo que se deve deixar passar entre as mudanças. Por outro lado, os veículos mais recentes e novos permitem mais tempo entre as mudanças. Obviamente existem exceções, pois o consumo e o desgaste dependem de outros fatores, como o tipo de utilização do carro, o tipo de motor ou a manutenção efetuada.
O óleo escuro significa o quê?
O óleo de motor, independentemente de ser óleo 10w30 ou óleo 5w30, escurece à medida que vai sendo usado. Na realidade, o óleo suspende os resíduos impuros que escapam pelo filtro de óleo para evitar que se depositem no motor. Se não se tratar de um óleo novo, a cor escura deve-se a esses resíduos. Se o óleo for novo e escuro, não há motivos para preocupações, a cor de cada óleo depende dos aditivos presentes na sua formulação e não tem qualquer impacto no seu rendimento e qualidade, nem significa que tem mais ou menos viscosidade.
Como saber qual o óleo indicado para o meu carro?
Antes de mais deve olhar-se para as especificações técnicas da viatura, normalmente no Livro disponibilizado pelo fabricante, nas secções relativas às classificações API/ACEA ou SAE, para a qualidade e viscosidade, respetivamente. A classificação SAE divide-se em viscosidade de óleo a baixa temperatura (entre os 0W e os 25W) e em viscosidade a 100 °C (entre 20 e 60). A letra “W” indica que o óleo manterá a sua fluidez a temperaturas abaixo de zero no inverno (Winter). A título exemplificativo, se o seu carro necessitar de óleo 10W40 e estiver a pensar em comprar um óleo elf 10w40, isso quer dizer que em temperaturas baixas este óleo funcionará como um óleo de 10W, mas a 100 °C funcionará como um SAE 40. O mesmo raciocínio é valido para um óleo 10w40 sintético.
É possível utilizar um óleo para motores a gasóleo num motor a gasolina?
Ao contrário do que é costume pensar, a verdade é que é possível utilizar óleo para motores a gasóleo num motor a gasolina, e utilizar óleo para motores a gasolina num motor a gasóleo – mas não qualquer óleo! É fundamental que o óleo tenha as duas classificações em simultâneo, nomeadamente ACEA A3/B3 ou API SL/CF. Se tiver dúvida, confirme sempre com o vendedor ou um mecânico antes de comprar um óleo com fins mistos.
Em que difere o óleo sintético do óleo semissintético e do óleo mineral?
Regra geral, o óleo sintético tem uma qualidade superior ao óleo mineral ou ao semissintético e a sua mudança pode ser adiada um pouco mais. Ainda assim, recomenda-se substitui-lo todos os anos. Em termos de custos, o preço do óleo 5w30, por exemplo, não difere muito do preço de óleos de outros tipos. No mercado encontrará preços entre os 9 e os 15€/litro. A diferença baseia-se essencialmente na viscosidade e na marca do lubrificante, mas no caso de óleos premium, pode esperar pagar sempre mais.
Para saber ao certo quanto custa o óleo ideal para o seu carro, experimente fazer uma procura online por óleo 10w40 preço, oleo 5w40 preço ou oleo 15w40 preço, dependendo do que procura, e depois compare!
fonte: www.euromaster.pt