NOTÍCIAS

17-09-2018
Conhece os pneus off road?
Se é fã do off road, lembre-se de equipar o seu veículo com os pneus apropriados para o terreno que vai pisar. A escolha terá influência direta no desempenho do carro
A expressão “ir à aventura” tem muito que se lhe diga. Não basta ter espírito aventureiro para se lançar numa qualquer expedição pelo mundo, é necessário reunir as condições físicas mínimas para o fazer. No caso concreto do off road, é evidente que precisa de um carro à altura do desafio, como os SUV ou os jipes, e de um jogo de pneus adequados ao clima e ao piso que tenciona enfrentar.
Como o próprio nome indica, os pneus off road destinam-se a uma condução fora de estrada, por caminhos de lama, neve, areia, pedras e rochas, que implicam, por vezes, atravessar cursos de água e ultrapassar descidas e subidas acentuadas. Distinguem-se facilmente pelo seu design arrojado e pela sua robustez física onde sobressaem os sulcos profundos na borracha. São o contraponto com os pneus mais comuns.
Tipos de pneus
Entre os pneus 4x4 off road, podemos distinguir três categorias, diferenciadas pela eficácia e pelo grau de adaptação ao terreno:
Pneus de estrada. São os mais comuns em veículos 4x4, no entanto, são pouco dados a aventuras. Indicados para rolar com mais conforto em qualquer tipo de estrada, estão preparados para o uso off road apenas em situações menos exigentes.
Pneus de campo. São os verdadeiros pneus todo-o-terreno . Concebidos para explorar trilhos na montanha, apresentam design agressivo, carcaça rígida, paredes laterais reforçadas e sulcos profundos para uma maior aderência.
Pneus mistos. São uma mistura dos dois anteriores, ou seja, uma solução equilibrada para uso nos dois terrenos. Mais robustos e resistentes que os de estrada, contêm menos sulcos que os off road. A maioria pode circular sobre a lama e a neve.
Terrenos off road
Consideremos, agora, apenas os pneus de campo. Importa conhecer os três principais terrenos que pisam, para se perceber quais as características indicadas para cada um. Compare-os:
Areia. É um terreno propício a derrapagens. Nestas situações, é importante usar pneus largos e mais lisos, para garantir um maior contacto com o piso e uma maior estabilidade sobre a fina areia. O risco de ficar atolado tona-se menor.
Lama/neve. Um terreno lamacento é exigente, pois a lama vai-se entranhando nas fissuras e, se o pneu não tiver capacidade para removê-la, afetará a tração e o carro bloqueará. O mesmo se passa na neve. Importa possuir rodas altas e estreitas, com rasgos profundos na borracha.
Pedras.Se o terreno é pedregoso, escolha pneus largos, com rasgos médios e com paredes laterais reforçadas. O objetivo é assegurar todas as condições necessárias para criar resistência a derrapagens e cortes nos flancos.
No piso certo
Confirme sempre os pneus indicados para o seu veículo e para o tipo de condução que pretende. A sua utilização em terrenos para os quais não estão preparados poderá afetar a segurança dos passageiros. Com efeito, o uso de rodas off road no asfalto reduz, face às características físicas das mesmas, a sua eficácia nas travagens. Também o conforto sai prejudicado, pois o ruído aumenta consideravelmente.
Além de beliscar a segurança, forçar o uso de pneus todo-o-terreno em ambiente urbano tem impacto no campo financeiro, pois o seu desgaste é maior. O consumo de combustível também aumenta, tendo em conta a dimensão das rodas (maiores e mais largas) e a consequente extensão da área de atrito.
Pressão adequada
A pressão dos pneus off road deve variar em função dos obstáculos no terreno. Se vai aventurar-se por caminhos de areia ou lama, baixe um pouco a pressão. Faça o inverso se a experiência é sobre pedras e rochas.
Obtenha a ajuda dos técnicos especializados da Euromaster. Aproveite a visita à oficina para escolher os pneus mais adequados ao seu veículo ou aceda à nossa loja para consultar os modelos que temos.