
O calor já se faz sentir e os dias convidam, cada vez mais, a passeios e viagens estrada fora. Por isso, há que reunir as condições necessárias para deslocações seguras, relaxadas e tranquilas. Neste contexto, um elemento muito relevante para o bem-estar geral é, sem dúvida, o ar condicionado do veículo. Importa, pois, que funcione corretamente.
Se se lembra da manutenção do sistema de ar condicionado (e das peças que o integram) apenas quando mais necessita dele, está na hora de alterar esse comportamento, para bem dos passageiros do veículo e da sua carteira. Por se tratar de um elemento-chave na refrigeração do ar que circula no interior do carro, deve dar-lhe algum uso durante todo o ano e verificá-lo regularmente.
Atenção aos sinais
É altamente recomendável fazer uma revisão do sistema anualmente, evitando, assim, que fique desamparado nos momentos de maior calor ou frio. De qualquer forma, deve ficar atento aos sinais que alertam para falhas neste mecanismo, nomeadamente:
• Perda de eficácia no arrefecimento ou aquecimento do ar;
• Dificuldades acrescidas no desembaciamento dos vidros;
• Complicações respiratórias nos ocupantes (tosse, espirros, alergias, irritações nasais) resultantes do uso do ar condicionado;
• Odores desagradáveis aquando da ativação do aparelho;
• Consumo desregulado de combustível face ao usual.
Algumas soluções
Qualquer um desses avisos pode indicar a necessidade de reparar ou substituir algum elemento. Um deles é o filtro que apoia o ar condicionado na renovação do ar do habitáculo (filtro de cabine ou antipólen), ao reter os agentes poluentes provenientes do exterior, como partículas sólidas, gases ou maus odores. Esta tarefa acaba por afetar o estado da peça (saturação), levando a uma perda progressiva de eficácia, o que afetará a qualidade do ar e, por isso, poderá causar problemas de saúde nos passageiros.
Outra das causas mais frequentes para os avisos prende-se com a falta de gás no sistema. É admissível uma ligeira perda gradual do fluido de refrigeração, devido à flexibilidade e porosidade das tubagens, daí que se aceite, também, uma redução da sua eficácia ao longo do tempo. O carregamento do ar condicionado auto, aconselhado a cada dois anos, pode ser a solução; mas é conveniente averiguar, antes deste passo, se há fugas ou outros problemas que justifiquem uma intervenção de outro cariz.
O melhor a fazer, perante qualquer um dos sinais, é visitar uma oficina de confiança e solicitar uma verificação e uma intervenção por profissionais. É mais seguro, pois a eficácia futura do sistema também vai depender da qualidade do trabalho efetuado.
Instalação possível em carros antigos
Como já referimos, a manutenção do sistema de ar condicionado, através da reparação, substituição ou carregamento com gás, é determinante para o seu pleno funcionamento. Isto, claro, nos carros em que este mecanismo existe (hoje em dia, praticamente todos os que saem de fábrica têm esta valência). E nos mais antigos, que não dispõem do sistema, será que é possível montar um aparelho?
Embora a reposta seja positiva, não é uma tarefa simples. Há premissas a cumprir para que tudo corra bem com a instalação do ar condicionado num automóvel. Desde logo a atribuição da tarefa a técnicos especializados. É que o facto de o veículo não estar previamente preparado para receber o aparelho implica um trabalho minucioso na aplicação e sincronização das peças: compressor, tubos, condensador, painel de A/C, evaporador, filtro de secagem, válvula de expansão). Uma pequena falha pode comprometer o resultado final.
Recorra à uma das nossas oficinas da Vasil Pneus Euromaster, em Benavente ou Marinhais e peça ajuda aos nossos profissionais. Receberá o aconselhamento e o apoio necessários para esta e outras questões.
É aconselhável uma ida à oficina por ano para inspecionar o sistema de ar condicionado. Ainda assim, mantenha-se atento aos sinais. Poderá ter de ir antes