Bater contra um passeio, cair num buraco a grande velocidade ou sofrer uma colisão são algumas das razões possíveis para a direção ficar desalinhada.
O alinhamento da direção é um dos serviços que a Euromaster oferece em qualquer uma das suas oficinas para manutenção dos pneus e do veículo. Também conhecido por “Paralelismo”, o alinhamento consiste em paralelizar as duas rodas de cada eixo e os eixos entre si, além de ajustar os ângulos das rodas seguindo os valores previamente estabelecidos pelo fabricante.
Mas, como podemos perceber se a direção está desalinhada?
Para detetar facilmente se temos um problema de alinhamento, o melhor é passar a mão pela banda de rolamento do pneu desde o exterior até ao interior e vice-versa. Se notar um desnível desde o interior até ao exterior da roda, estará perante um problema conhecido como convergência (imagem 1). Ou seja, se olhar para o seu carro de frente, poderá ver que os seus pneus estão desviados para o interior.
De modo contrário, se o detetar um desnível do exterior para o interior, trata-se de um problema de divergência ou abertura (imagem 2), ou seja, os pneus desviam para o exterior do veículo.
Para além da convergência e divergência, o ângulo de queda é outro dos principais parâmetros da geometria da direção que queremos explicar-lhe
O ângulo de queda não é mais do que o grau de inclinação dos pneus (para dentro ou para fora) em relação ao solo. Esse ângulo é geralmente medido através do desenho de uma linha vertical através das rodas (como podemos ver no desenho).
Se a parte superior dos pneus estiver voltada para fora, estamos a falar de uma queda positiva. Mas, se pelo contrário, for a parte inferior a sobressair, então é uma queda negativa.
Se o ângulo de queda do seu veículo não estiver de acordo com o estabelecido pelo fabricante, os pneus apresentarão um desgaste irregular, reduzindo a área de contacto com o asfalto e perdendo a aderência
Para além disso, conduzir com a direção desalinhada aumenta o consumo de combustível devido ao efeito de arrasto dos pneus, aumentando assim o gasto e as emissões de CO2 do seu carro na atmosfera
Além do desgaste desigual e da deterioração dos pneus, o desalinhamento pode danificar algumas das peças da direção do carro.
Para evitar qualquer problema de alinhamento damos-lhe os seguintes conselhos:
Tenha especial cuidado com os golpes em passeios e buracos na estrada. Normalmente não nos importamos com isso, no entanto, podem causar sérios problemas nos pneus e na direção.
Mantenha os seus pneus na pressão recomendada pelo fabricante. Os parâmetros de alinhamento são medidos com métricas muito específicas de pneus e são mantidas apenas na pressão correta
Por fim, vá a uma oficina Euromaster e verifique regularmente o alinhamento do seu veículo e garanta a direção ideal