
Saiba quais os valores os índices de carga e de velocidade recomendados para o seu carro
Se há aspetos determinantes na escolha de pneus novos para o carro, as dimensões têm, necessariamente, de figurar entre eles, pois nem todos estão preparados para equipar certos veículos. Mas há mais elementos preponderantes para conferir ao automóvel a máxima segurança e fazer cumprir as especificações do fabricante e a legislação.
Duas características a considerar aquando da aquisição dos pneus são os índices de carga e de velocidade. A consulta de ambos é de caráter obrigatório, pois há intervalos de escolha próprios para cada carro. Esse intervalo resulta de testes dos fabricantes, que depois chegam a um valor indicativo, baseado em questões de segurança e de desempenho na estrada.
Pode encontrar os valores dos dois índices referidos no manual de instruções do veículo. Como veremos mais abaixo, os códigos indicados encontrarão correspondência em tabelas de pneus com velocidade e peso, que os automobilistas devem consultar.
Índice de carga
O índice de carga pode ser observado no flanco do pneu. Surge agregado à informação relativa às dimensões e características principais gravadas na borracha, sendo o código numérico que antecede a última letra apresentada (pode ter até três algarismos).
O número inscrito equivale a um peso, que poderá ser identificado na respetiva tabela de correspondências, acessível nas oficinas ou online. Esse valor indicará a carga máxima que o pneu pode suportar quando enche, devido à pressão máxima de segurança.
Tomando como exemplo o código 92, o peso máximo unitário será de 630 quilos. Se quisermos obter o valor de um eixo, teremos de multiplicar por dois, chegando aos 1260. Quatro pneus iguais estão preparados para aguentar 2520 quilos.
- Não é permitido utilizar pneus com um índice de carga inferior ao estabelecido pelo fabricante, sob pena de provocar danos graves na estrutura e deficientes desempenhos de condução, colocando a segurança dos ocupantes em causa.
- É possível instalar pneus com um índice de carga superior ao aconselhado pelo construtor automóvel, desde que essa possibilidade esteja prevista no manual de instruções do veículo..
Índice de velocidade
O índice de velocidade, inscrito no mesmo espaço dedicado às principais características do pneu, é a letra que sucede ao número indicativo da carga (varia entre o A e o Y, podendo encontrar-se também a combinação ZR, ou, nalguns casos, apenas Z).
Este código alfabético também tem uma tabela de correspondências, cuja consulta permite fazer corresponder a letra a quilómetros. Identificará a velocidade máxima para a qual o pneu em questão foi aprovado para circular, com uma carga em total segurança.
Se usarmos a letra ‘T’ para exemplificar, verificamos que corresponde a 190 km/h, sendo mais utilizada em carros familiares e carrinhas. Já o código ZR é mais vocacionado para veículos desportivos, pois está aprovado para circular a mais de 240km/h.
- Não é permitido utilizar pneus com um índice de velocidade inferior ao especificado pelo fabricante. Há uma única exceção: os pneus de inverno. Neste caso, podem ser montados até, apenas, uma letra antes (se era V, pode passar a H, mas não a T), mas lembre-se de ajustar a condução à nova realidade.
- É viável aplicar pneus com um índice de velocidade superior ao previsto, desde que a documentação do fabricante o permita. Tenha presente que os valores máximos definidos para os pneus não têm em conta as normas locais, pelo que o facto de excederem os limites da lei não pressupõe a sua transgressão. .